Conheça todas as belezas naturais que o Salto Corumbá pode proporcionar a você e a sua família. Viva momentos inesquecíveis aqui, aproveitando todas as maravilhas do nosso belíssimo cerrado, atrações radicais e banhos de cachoeira. Hospede-se em nossa charmosa pousada ou na área de camping com completa infraestrutura.

Últimas Postagens

(62) 3334-8226 / (62) 9 9658-7357
BR 414, Km 383. Corumbá de Goiás, Goiás
saltocorumba@gmail.com
Image Alt

6 pratos típicos da culinária goiana que você deve conhecer

A culinária goiana derrubou fronteiras e conquistou todo o Brasil. Pratos suculentos, servidos com muita generosidade e com ingredientes muito ligados à cultura rural, caracterizam bem as comidas típicas. Estão entre os mais gostosos do país e devido a nossa proximidade e influência da culinária mineira, muitos pratos típicos disputam a autoria da receita.

Listamos abaixo os 6 principais pratos da culinária goiana.

1. Pamonha
De massa tradicional, que leva milho verde ralado, banha de porco e temperos, pode ser recheada com queijo, linguiça, frango, carne desfiada e pimenta. Unanimidade entre os goianos!
A pamonha está intimamente ligada às tradições goianas e, em muitos casos, ligada também a eventos sociais. Até hoje famílias e amigos se reúnem para fazer as famosas “pamonhadas”, tendo a participação também das crianças na hora de descascar o milho. Para os que não têm muito tempo para o preparo, as pamonharias são uma boa pedida.
Os sabores mais tradicionais e pedidos são as de sal, de doce e à moda. E claro, para todos os que gostam de uma boa pamonha, tirar a palha e ver ela desmanchar no prato, faz parte de todo o ritual.

2. Empadão goiano
O empadão é um prato muito consumido no Brasil, admitindo diversas receitas e maneiras de servir. A versão goiana é bem temperada e suculenta, podendo ser recheada com linguiça caseira, carne de porco, pequi e guariroba, mas tradicionalmente é usado o frango caipira.

3. Arroz com pequi
Nenhuma fruta lembra mais o nosso estado de Goiás do que o Pequi. Para muitas pessoas, de outras regiões, ele é visto como exótico e nem todo mundo teve a oportunidade de provar. Amado por uns e odiado por outros, ele pode ser preparado sozinho ou com frango. Porém, a preparação com arroz é o verdadeiro clássico. O arroz é cozido junto com o pequi, podendo ser acrescidos milho, temperos e guariroba.

4. Galinhada
Muito conhecida em todo Brasil, a galinhada já ganhou diversas interpretações em todas as regiões do país, mas o sabor da galinhada goiana é indescritível. Arroz, frango, açafrão, pequi, guariroba e muito cheiro verde. Um clássico da culinária goiana.

5. Biscoito de queijo
Muitas vezes confundido com o pão de queijo, o biscoito de queijo é uma tradição por todo o estado de Goiás. A massa, que desmancha na boca, é assada e os principais ingredientes são polvilho, ovos, leite e queijo. É o acompanhamento ideal para o café da manhã e o lanche da tarde.

6. Mané pelado
São muitas as versões da origem do nome deste bolo tão apreciado pelos goianos. E se há divergência quanto à origem do nome, a unanimidade é a paixão pelo bolo de mandioca. A massa leva, ainda, coco e queijo ralado, deixando o prato cremoso e irresistível.

Leave a Reply:

WordPress Lightbox Plugin
×